terça-feira, 24 de setembro de 2013

ATIVIDADE POEMA A NAMORADA




ATIVIDADE  POEMA A NAMORADA



Objetivo- Desenvolver a competência leitora; Criar condições para que os alunos possam ler, analisar e interpretar  com mais autonomia. /Desenvolver a sensibilidade estética, a imaginação, a criatividade e o senso crítico,/ Compreender o sentido das palavras.

AULA Nº _______                                                                  

      A NAMORADA

Havia um muro alto entre nossas Casas.
Difícil de mandar recado para ela.
Não havia e-mail
O pai era uma onça
A gente amarrava o bilhete numa pedra presa por um cordão
E pinchava a pedra no quintal  da casa dela.
Se a namorada respondesse pela mesma pedra.
Era uma gloria!
Mas por vezes o bilhete enganchava nos galhos da goiabeira
E então era agonia.
No tempo do onça era assim.
                                                                                      Manoel de Barros Wenceslau de Barros


1- Qual o assunto tratado no poema? O eu lírico anuncia o seu jeito de se comunicar com a namorada.

2- Que verso conta o que dificultava ou impedia a comunicação entre os namorados?
O pai era uma onça

3- Quais versos sugerem que o eu-lirico se refere a uma outra época, diferente da atual?
Não havia email / no tempo da onça era assim

4- Leia os versos
“o  pai era uma onça”
“No tempo do onça era assim”

A- A palavra onça, nesses versos, é empregado no sentido real ou figurado?  No sentido figurado

B- Qual o significado da palavra onça nesse verso?
No primeiro verso significa fera termo que caracteriza o pai. Como uma pessoa difícil, severa e briguenta;
No segundo verso significa tempos passados, antigos.

5-A forma de comunicação entre o eu-lirico e a namorada era bem sucedida quando  namorada respondia pela mesma pedra;.
a- Que verso indica que esse momento era motivo de felicidade para o eu-lirico? O verso “ Era uma gloria

b- Em que situação a comunicação não era bem-sucedida? Que verso transmite a apreensão do eu-lirico?   
Se o bilhete enganchasse na goiabeira /  e então era agonia

4- O que é possível deduzir sobre os motivos de eu-lirico:
- Considerar uma glória se a namorada respondesse na mesma pedra?
Poderia significar que a namorada tinha recebido a mensagem e se corresponderia com ele.
- Considerar uma agonia se o bilhete enganchasse nos galhos da goiabeira?
Qualquer pessoa poderia ler o bilhete, inclusive o pai da menina, e a mensagem não chegar até a namorada

 5- No poema, o eu-lirico cita o e-mail como um recurso de comunicação que ainda não existia naquele tempo. Considerando que o pai da namorada era uma onça, o que fica subentendido a partir do verso “Não havia e-mail”?
O uso do e-mail evitaria que o pai ou outras pessoas pudessem ler o conteúdo da mensagem

6- A leitura desse poema o faz lembrar algum outro texto ou historia de amor entre dois jovens impedidos de se relacionar por causa dos pais?  A historia de Romeu e Julieta
Vocabulario
E-mail- programa da internet que possibilita  troca de mensagem e arquivos entre os usuários.

DENOTAÇÃO  E CONOTAÇÃO

 São palavras que podem ser  usadas no sentido próprio ou figurado.

 
Exemplo:  
Janine tem um coração de gelo. (sentido figurado)
Sempre tomo uísque com gelo. (sentido próprio)
 

DENOTAÇÃO         É uso da palavra com seu sentido original, usual.

 
Exemplo: A torneira estava pingando muito.    O sol brilhava intensamente hoje.
 

CONOTAÇÃO É o uso da palavra diferente do seu sentido original.

 
Exemplo:   Ele tem um coração de manteiga.  É um verdadeiro mar de emoções essa música
.

                                                                 WWW convenio.cursoanglo.com.br/Download.aspx?




10 comentários:

  1. Professora Rosinete, adorei as atividades postadas em seu blog, são excelentes para serem trabalhadas em sala Mto obrigada! Um forte abraço

    ResponderExcluir
  2. Foi bom mas não achei a questão que eu queria
    " Você acha que nos dias atuais o assunto namoro pode deixar o pai um onça.?por que?

    ResponderExcluir
  3. Separe o sujeito ei predicado d cada oração

    ResponderExcluir
  4. Oq significa"no tempo do onça era assim"?

    ResponderExcluir
  5. É legal muito mesmo 👍👍✌✌

    ResponderExcluir
  6. Antigamente as pessoas eram mais bravo impua respeito na suas famílias , hoje em dia não se ver mais isso, e antigamente não tinha a tecnologia avançada igual nos dias atuais.

    ResponderExcluir
  7. Que tipo de predicado aparece no 5°verso do poema?

    ResponderExcluir
  8. Dos verbos destacados no texto quais são significativos?

    ResponderExcluir