segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Ficha de Leitura

“O importante é motivar a criança para leitura, para a aventura de ler."( Ziraldo )
   “A leitura nutre a inteligência.”                                                                                                                         
                                                  FICHA DE LEITURA
1. Nome do  Autor:_______________________________________________________________
2.Titulo do livro : _______________________________________________________________
3.Editora: _________________________________   Ano da edição_______________________
4.Gênero da obra: _______________________________________________________________
5. Autor da ilustração ____________________________________________________________
6. Números de páginas.___________________________________________________________.
                                              2. Dados sobre a obra
 1. Género textual: (poema, teatro, conto, novela, romance, fábula, Conto de fada…)
_______________________________________________________________________________
2. Assunto ou tema: (a leitura fala sobre o quê) 
_______________________________________________________________________________
3. Personagens principais: (nome, traços físicos e psicológicos de cada uma).
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
4. Lugar e tempo de ação: ( país, cidade, floresta, fazenda) ( atualidade, futuro, passado)
_______________________________________________________________________________
5. Vocabulário novo relacionado com a leitura. ( trabalhar com dicionário)
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
6. Gostou do livro: (    )  Sim             (      ) Não      Por quê?
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
7. Agora faça uma breve síntese sobre o livro:
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

Autobiografia

                                                        ATIVIDADE  AUTOBIOGRAFIA

   Escrever sobre si mesmo é uma boa forma de buscar o autoconhecimento.
    Muitas pessoas públicas ou famosas dedicam os últimos anos de suas vidas a escrever suas autobiografias. Para tanto, colecionam, durante um longo tempo, fotos, documentos e vários outros elementos para documentar o texto produzido, para que possa conquistar a credibilidade de seus leitores.
    Mas há quem prefira ditar suas memórias , que se encarrega de dar forma ao texto.
     Conforme trabalhado em sala de aula, escreva  um texto autobiográfico curto, que destaque os momentos mais marcantes de sua vida. Fatos relativos a seus antepassados, nascimento e primeiros anos da infância podem ser resgatados em conversas com familiares e através da consulta a fotos e documentos antigos.
      Mas há algumas questões que devem ser observadas quando se escreve um texto biográfico:

» Deve-se usar a primeira pessoa do singular.  ( EU)
» Os fatos relatados devem ser verídicos.
» É importante relatá-los em ordem cronológica. ( nome completo, data de nascimento,local onde nasceu, nome dos pais,formação etc, )
» Para se referir a fatos já ocorridos, empregam-se os verbos no passado, mantendo-se no presente apenas aqueles que se referem a situações que persistem.
» Quando o texto está pronto, é importante fazer uma revisão cuidadosa, corrigindo eventuais erros.


Avaliação Parcial  III Unidade
TEXTO I -   Usina
     O barulho da usina chegava ao barracão, com muita nitidez. Os trens de cana apitavam de vez em quando, mas não dava vencimento à fome das moendas. Burros passavam de cacimbas cheias (...)
    Sentado numa larga cadeira de espreguiçar, o Dr. Juca via do alpendre da casa – grande a atividade da sua fábrica.
    Da chaminé da usina subiam para o céu nuvens de fumaça. O rumor das máquinas, o ruído da moenda quebrando cana, das rodas dentadas, dos trens chegando enchiam os ouvidos do usineiro prospero. Os partidos se perdiam de vista, alcançando os pês da caatinga com a sua verdura. Tudo era obra do usineiro, esforço seu. Arranca a família da rotina insignificante e foram atrás de melhora. As terras nas mãos dos antigos se esperdiçavam. E agora conheciam a força dos arados. Ele plantara cana aonde nunca o velho ZE PAULINO sonhara que desse cana. Um dia subiria até a caatinga. A questão era conseguir o engenho, com o seu riacho que poderia descer o nível para irrigação das terras que dessem flor-de-cuba ele tinha os seus planos na cabeça. Via as usinas de Pernambuco crescendo de capacidade, crescendo de zona, aumentando a sua potência.  Cucaú estava nova em folha, com turbinas modernas, com cristalizadores tirando um açúcar que parecia pedraria. Fora ver, com um amigo, a beleza de tiúma, toda eletrificada. Um homem numa alavanca fazia as carroças de cana se despejarem na esteira. E o bagaço saindo como poeira. E a água que moía a usina! Ficara besta de ver um rio correndo a dois passos da fabrica. A água doce, fina, dando para toda a serventia. O Paraíba era tranquilo que se via: uma fera, nas enchentes, coberto de areia na seca, inconstante, sem que ninguém pudesse confiar nele. E o riacho, que ele aproveitava, estava dando bem para o bom jesus, enquanto o bom jesus fosse pequena.
     O usineiro pensava em Catunda, em Tiúma e São Felix.
                                                                                                            Jose Lins de Rego – Usina
Vocabulário
Moenda- O ato ou processo de moagem,
Alpendre - tipo de varanda no qual avança o beiral do telhado que cobre a casa.

INETERPRETAÇÂO TEXTUAL - Atividade adaptada

Questão 1-Que ruídos enchiam os ouvidos do Dr. Juca?  ( 0,3)
________________________________________________________________________

Questão  2-  Segundo o texto como eram os  partidos. ( 0,3)
________________________________________________________________________
Questão 3- Dr. João não só montara a usina como também conseguira cultivar cana em terras ate então considerada inférteis. ( 0,3)

a- Como estavam as terras nas mãos dos antigos donos?
( a) Bem cuidada       ( c )  desperdiçada         ( d) bem fértil        ( e ) terra boa e produtiva

b- Agora, o que era usado para lavrar a terra?
( a)  irrigação       ( c )  água do rio        ( d) arados       ( e ) através da agua eletrificada
c- Até onde o usineiro plantara cana?
__________________________________________________________________________________________________________

 Questão 3 - Ele tinha seus planos na cabeça, que planos eram este? ( 0,3)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 Questão 4- O usineiro pensa no Paraíba. Como era o Paraíba nas enchentes? E na seca? ( 0,3)

(a) Uma fera nas enchentes, coberto de areia na seca.
( b ) inconstante, sem que ninguém pudesse confiar nele
( c ) o riacho, que ele aproveitava, estava dando bem para o BOM JESUS, enquanto a BOM JESUS fosse pequena na seca
( d ) O Rio Paraíba tem   água   doce, fina, dando para toda a serventia na seca 

Questão 5- De onde vinha a água que o usineiro aproveitava na Bom Jesus? ( 0,3)
____________________________________________________________________________________________________________
 Questão 6- Até quando poderia aproveitar aquela agua? ( 0,3)
__________________________________________________________________________________________________________
Questão 7-  “ (...)   Ele plantara cana aonde nunca o velho ZE PAULINO sonhara que desse cana (...) E o riacho, que ele  aproveitava, estava dando bem para o bom jesus.  (...)  Arranca a família da rotina insignificante e foram  atrás de melhora ( ...)” assinale a alternativa  que corresponde a classificação do tempo verbal dos verbos grifados ;

( a ) Pretérito mais- que- perfeito,   imperfeito, perfeito, 
( b ) imperfeito , Pretérito mais- que- perfeito,   imperfeito,
( c ) Pretérito imperfeito, pretérito  perfeito, pretérito mais-que-perfeito

Questão 8 - leia a tirinha e responda a questão abaixo,












( a ) amava                                               (     ) Pretérito imperfeito do indicativo
( b)  tirou                                                  (     ) Pretérito perfeito do indicativo

Questão 9- Leia o trecho abaixo e responda

Estudei piano porque queria ser pianista. Mas eu não tinha talento.
Desisti. Pensei em ser engenheiro, médico”


a)  Podemos dizer que: 
   
(   ) As ações, indicadas pelos verbos destacados, são rotineiras, prolongadas da
vida dos estudantes.
(  ) As ações, indicadas pelos verbos destacados ,  são concluídas, acabadas,
finalizadas.
(   ) As ações, indicadas pelos verbos destacados, ainda irão acontecer.

b) Os verbos destacados são classificados, gramaticalmente, como:
 (   ) Pretérito Perfeito
 (   ) Pretérito Imperfeito
 (   ) Presente
 (   ) Pretérito mais que Perfeito



Recuperação 6º ano  Língua Portuguesa

                                                   O TEMPO E O VENTO

        Muitos anos mais tarde, Ana Terra costumava sentar-se na frente de sua casa para pensar no passado. E no seu pensamento como que ouvia o vento de outros tempos e senti ao tempo passar, escutava vozes, via caras e lembrava-se de coisas... O ano de 81 trouxera um acontecimento triste para o velho Maneco: Horácio deixara a fazenda, a contragosto do pai, e fora para o Rio Pardo, onde se casara com a filha de um tanoeiro e se estabelecera com uma pequena venda. Em compensação, nesse mesmo ano Antônio casou-se com Eulália Moura, filha dum colono açoriano dos arredores do Rio Pardo, e trouxe a mulher para a estância, indo ambos viver no puxado que tinham no rancho. Em 85 uma nuvem de gafanhotos desceu sobre a lavoura deitando a perder toda a colheita. Em 86, quando Pedrinho se aproximava dos oito anos, uma peste atacou o gado e um raio matou um dos escravos. Foi em 86 mesmo ou no ano seguinte que nasceu Rosa, a primeira filha de Antônio e Eulália. A verdade era que a criança tinha nascido pouco mais de um ano após o casamento. Dona Henriqueta cortara-lhe o cordão umbilical com a mesma tesoura de podar com que separara Pedrinho da mãe. E era assim que o tempo se arrastava, o sol nascia e se sumia, a lua passava por todas as fases, as estações iam e vinham, deixando sua marca nas árvores, na terra, nas coisas e nas pessoas. E havia períodos que Ana perdia a conta dos dias. Mas entre as cenas que nunca mais lhe saíram da memória estava à tarde em que dona Henriqueta fora para cama com uma dor aguda no lado direito, ficara se retorcendo durante horas, vomitando tudo que engolia, gemendo e suando frio. E quando Antônio terminou de encilhar o cavalo para ir até o Rio Pardo buscar recursos, já era tarde demais. A mãe estava morta. Era inverno e ventava.
                                                                                                                  Érico Veríssimo
INTERPRETAÇÃO DO TEXTO
Questão 01- Segundo o texto o elemento que deixa as suas marcas nas árvores, na terra, nas coisas e nas pessoas é: (0,5)
a) O vento              b) A memória                   c) O tempo                        d) A saudade
Questão 02 -De acordo com o texto, em que momento ocorreu um acontecimento positivo acompanhado de uma dúvida: (0,5)
a) Em 8l         
b) No ano seguinte do nascimento de Rosa   
c) Em 85
d) No mesmo ano em que a peste atacou o gado ou no ano seguinte

Questão 03 -  O fato que deixou o velho Maneco triste foi: (0,5)
a) a nuvem de gafanhotos que desceu sobre a lavoura
b) a partida de Horácio para Rio Pardo
c) o casamento de Antônio
d) a morte de dona Henriqueta
Questão 04-O tempo verbal predominante no texto que assegura o caráter memorialístico é: (0,5)
                 a) Presente                b) Futuro                 c) Pretérito             d) Particípio

Questão 05 - Lei aos textos abaixo e responda as questões 1;2 e 3
                               A escravidão no Brasil
A escravidão dos negros, no Brasil, é uma marca que mancha a nossa história. Mesmo com a “libertação “dos escravos, através da Lei Áurea, a escravidão continua a deixar seu rastro por muitos e muitos anos. Grandes injustiças sociais foram cometidas contra  os cidadãos afrodescendentes que, ao receber a chamada “liberdade” foram, de um dia para o outro, jogados ao Deus dará, sem ter emprego fixo, moradia ou  alimentos, criando-se assim outro problema tão grave quanto a escravidão: eram levas e levas de ex escravos que vagavam pelas cidades, sem ter quem os acolhesse. Logo em seguida, ao invés de contratar os serviços dos recém libertos, o Brasil resolveu investir trazendo agricultores europeus, principalmente os italianos, para cuidar da lavoura, tarefa que antes era exercida exclusivamente pela mão de obra escrava.                                                                                                            (texto Maria das Neves)                                                                                                                                                                                         


(...) Gritos fortes
De tamanho horror Ecoou
Lágrimas de sangue
Tingiram os mares
Por onde passou
Navios piratas
Até que um dia
Com as graças
Do Senhor
Negro escravo
Libertou-se
Negro valente
Negro guerreiro
De uma raça
Altaneira


Até que um dia
Com as graças
Do Senhor
Negro escravo
Libertou-se
Negro valente
Negro guerreiro
De uma raça
Altaneira
(...)


Que os reis brancos Criou    
                                                              (adaptado -Texto baseado em in Navio Negreiro Castro Alves)
01 - Conforme estudado em sala de aula classifique o texto em literário e não literário.
a-  O primeiro  Texto Escravidão do Brasil é um texto de caráter*( 0,25)__________________
b- O segundo texto  navio Negreiros  é um texto de caráter *( 0,25)______________________
c- Quanto á forma visual, que diferença eles apresentam entre si? (0,5)
_________________________________________________________________________
 02  - Em qual dos dois textos prevalece à intenção de emocionar o leitor e em qual deles prevalece à intenção de informar? (0,5)
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 03 -  Com base nos textos I (A escravidão no Brasil) e no texto II (Navio Negreiro)  o que há em comum entre os assuntos abordados nos dois textos: (0,5)
( a ) Ambos tratam da  escravidão como algo sem importância
( b ) Apresentam conceitos opostos em relação a escravidão
( c ) Ambos os textos os autores fala sobre a escravidão de forma diferente.
( d ) O texto I fala sobre Lei Aurea e o texto II  fala sobre o Navio de negros
Questão 06--  Leia a tirinha para responder as questões 01, 2 e 03. (0,5)



Esta tirinha conta uma história que se passa no campo.

01- Levando em conta as informações dadas responda: a linguagem empregada na fala dos personagens é do tipo informal ou formal?
_________________________________________________________________________
02 – A tirinha apresenta uma linguagem:
(     ) linguagem verbal.
(     ) linguagem não verbal.
(  x  ) linguagem mista(verbal e não verbal).

Questão 07 – “A mobília chegará daqui _______cinco dias. Pois, de amanhã _______ três semanas meus tios v irão nos visitar. Houve um contra tempo e a mobília chegou _______ cinco antes da, visita dos meus tios. A sucessão correta é indicada pela alternativa. (0,5)
a- Há - Ha - a               b- A - a - há               c- Há - a - a            d - Ha - a - a

 Questão 08-  Leia o texto abaixo e responda as questões 01,02 e 03 ;

Fonte - www.s1noticias.com/

01- O título do texto é uma pergunta. Os argumentos apresentados no texto defendem que ponto de vista a respeito dos morcegos? (0,5)
a) (   ) Eles são vilões         b) (     ) Eles são vítimas          c) (   ) Eles são maus

02- Segundo o texto, os morcegos foram associados à ideia do mal por que. (1,0)
(  ) vivem em cavernas, têm hábitos noturnos e não gostam da luz.
(   ) são seres extraordinários e não sobrevivem em clima muito frio.
(   ) porque sobrevivem em quase todas as regiões.
(   ) porque têm grande capacidade de adaptação.

03-Considere: “Os morcegos surgiram há milhões de anos”. A expressão em destaque indica:    (0,5)   
                (  ) tempo              b) (   ) lugar            c) (    ) negação              d) (   ) modo
04- Conforme estudado em sala de aula a que gênero textual pertence esse texto; (0,5)
           A- informativo           b- Argumentativo         c-Historia            d-  Conto  

Questão 09- Leia a notícia a seguir e responda a questão 01 (1,0)
                                             “Praca cronada”
Ladrão de carro  derrapa no Português e é preso pela polícia por causa de uma placa
clonada. Ao fazer a cópia da chapa, o distraído trocou uma letra e gravou Florianópolis.                                                  
                                                        Disponível em <http://iguatu.org/portal/. Acesso em 27 jul. 2012.
Para que uma história caiba em uma notícia de jornal, é necessário fazer um resumo, colocando apenas as informações essenciais:
A- Lendo esta notícia de jornal, podemos encontrar resposta para todas essas perguntas, menos:
a) Quem?
b) O que fez?
c) Quando?
d) Onde?
e) Como fez?

Questão 10- Leia o texto abaixo as questões  e b.
                      Encurtando o caminho
        Tia Maria, quando era criança, um dia se atrasou na saída da escola, e na hora em que foi voltar para casa já começava a escurecer. Viu uma outra menina passando pelo cemitério e resolveu cortar caminho, fazendo o mesmo trajeto que ela.
        Tratou de apressar o passo até alcançá-la e se explicou:
        – Andar sozinha no cemitério me dá um frio na barriga! Será que você se importa se formos juntas?
       – Claro que não. Eu entendo você – respondeu a outra. – Quando eu estava viva, sentia exatamente a mesma coisa.
                                                      LAGO, Ângela. Sete histórias para sacudir o esqueleto. 2. ed.2008;
A- No trecho “Viu uma outra menina passando pelo cemitério (...)”, a expressão destacada dá ideia de : (0,5)
  a-     modo                  b-    causa                    c-    tempo.              d-    lugar
B- “Quando eu estava viva” expressa que o verbo esta em que  modo verbal. Assinale a alternativa correta: (1,0)
a- modo subjuntivo          b- modo imperativo           c – Futuro       d- Passado
C- “Tia Maria, quando era criança, um dia se atrasou na saída da escola, e na hora em que foi voltar para casa já começava a escurecer”. A palavra em negrito refere-se a qual forma nominal do verbo:? ( 0,5)
a- Particípio                      b- gerúndio                   c-  Infinitivo               d- NDA


                                                                                           BOAS FESTAS !!!!!!!!