terça-feira, 24 de setembro de 2013

ATIVIDADE MUSICA MARIA MARIA

OBJETIVO- Reescrever textos utilizando a música como mediadora. Despertar a criatividade/ Ampliar o vocabulário/ Reconhecer a música como um texto possível de ser lido e interpretado.

                               Aula nº_____
São tantas Marias. Cada uma enfrentando a sua luta particular e individual na sociedade.

                               Maria Maria





Maria, Maria
É um dom, uma certa magia,
Uma força que nos alerta,
Uma mulher que merece viver e amar,
Como outra qualquer do planeta.

Maria, Maria
É o som, é a cor, é o suor,
É a dose mais forte e lenta
De uma gente que ri quando deve chorar
E não vive, apenas agüenta.
Mas é preciso ter força,
É preciso ter raça,
É preciso ter gana sempre,
Quem traz no corpo a marca.
Maria, Maria
Mistura a dor e a alegria.

Mas é preciso ter manha,
É preciso ter graça,
É preciso ter sonho sempre.
Quem traz na pele essa marca
Possui a estranha mania
De ter fé na vida.


.


                                                                                  Milton Nascimento – Fernando Brant



A T I V I D A D E

1- A  quem o cantor se refere, quando diz"  Maria Maria" . Quem são essas Marias?.


2- As palavras podem mudar de significado dependendo do contexto que aparecem.
Leia  as frases abaixo, e assinale  o melhor significado para as palavras em negrito.



a) “Quem traz no corpo esta marca.”

a. (    ) sinal aparente no corpo.
b. (    ) Grife de roupa.
c. (    ) sina, destino.

b) “Mas é preciso ter manha.”
 a .(    ) comportamento infantil.
b. (    ) habilidade, astúcia.
c. (    ) jeito de ser dengoso


  
c) “E preciso ter gana sempre.”

a. (    ) grande força de vontade.
b. (    ) sede de vingança, ódio.
c. (    ) fome.

d) “É preciso ter graça.”

a. (    ) favor dispensado ou recebido.
b. (    ) beleza, elegância.
c. (    ) nome de mulher.



3- Explique a expressão “Quem traz na pele essa marca”

4 –Leia a música e copie as  características atribuídas à Marias na segunda  estrofe.
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________

6 – Copie da terceira estrofe outras três características da mulher ..
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________

7 – As características atribuídas à Maria na quarta estrofe representam

a. (      ) a força da mulher.                 b. (      ) a delicadeza da mulher.

8 –Leia atentamente o  texto e  enumere corretamente de acordo com o que e pede: Coloque nos parêntese  ( 1 ) para as características de Maria apresentadas na primeira estrofe (  2 ) para as características de Maria  apresentadas na segunda  e ( 3 ). para as características de Maria  apresentadas na terceira.

a. (      ) Maria é definida mais detalhadamente como mulher.
b. (      ) Maria é enaltecida como uma mulher que tem força diante das dificuldades.
c. (      ) Maria é revelada como uma mulher que tem força, raça e gana.
d. (      ) Maria é colocada em condição de igualdade com as outras mulheres.
e. (      ) Maria é revelada como uma mulher que, além de forte, tem manha, graça
               e sonho que a levam a ter fé na vida.

9-  Quantas estrofes e  quantos versos há na música ?

10- Qual a finalidade da música?


11- A música Maria Maria fala sobre que assunto?

12-  De que camada social Maria pertenceria? Justifique com elementos do texto


13- Que problemas a mulher enfrenta hoje que ainda carecem de solução?







Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Inúmeros fatos comprovam o quanto a mulher tem sido marcada por um histórico de preconceitos, violências e injustiças. A sociedade estritamente machista foi e tem sido responsável por tolher a mulher e delegá-la à submissão em uma vida muitas vezes restrita a apenas cuidados domésticos.

O professor deve iniciar a aula com uma discussão sobre os conhecimentos prévios que os alunos têm sobre os problemas relacionados à mulher na contemporaneidade. Para tanto, ele deve promover a discussão, por exemplo, perguntando a eles sobre o que sabem acerca da inserção da mulher na sociedade.

A  MULHER hoje está restrita ao âmbito doméstico, mas também tem se destacado no mercado de trabalho, chegando, a exercer  cargos de chefia e em muitos casos sendo a principal provedora do lar.






 Marias do mundo que são : batalhadoras , guerreiras , nunca desistem e mesmo com todas as dificuldades nunca deixa de sorrir




17 comentários:

  1. Olá, gostei muito da atividade referente a música Maria Maria. Poderia me enviar o gabarito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite preciso saber as respotas das atividades da musica maria maria milton nascimento gostei. obrigado.

      Excluir
  2. Meu e-mail é leiliane-lp@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Precisava do gabarito, por favor. helobez@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Professores, será mesmo que precisam de gabarito!?!?!?

    ResponderExcluir
  5. Eu preciso urgente saber das respostas, caso alguém tenha conseguido me diga, Please sz

    ResponderExcluir
  6. Meuh email rrailane05@gmail.com




    Manda o gabarito

    ResponderExcluir
  7. Identifica as Características emocionais ou psicológicas da Maria descrita no texto?

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito,só gostaria das respostas pra ter certeza de que estou no caminho certo.

    ResponderExcluir