terça-feira, 24 de setembro de 2013

Plano de Unidade de Língua Portuguesa - 

IDENTIFICAÇÃO
ESCOLA – 
ENDEREÇO – 
DISCIPLINA - Língua Portuguesa
CURSO - Licenciatura em Letras com Habilitação em Português e Inglês
PROFESSORA – Rosinete de Oliveira Costa 
E-MAIL

1- EMENTA
Leitura compartilhada e/ou silenciosa;
Interpretação textual;
Diálogo - oralidade /escrita, atividades de retextualização, produção oral e escrita;
Análise gramatical.

2- OBJETIVO
          Ampliar o universo discursivo dos alunos nas diversas situações de interação social, levando-os a perceber a importância da língua materna.

3- JUSTIFICATIVA
          As atividades sistemáticas para esta unidade justificam-se pela necessidade de despertar nos aprendentes a importância da comunicação, interação e socialização de idéias tornando a aprendizagem significativa, prazerosa, instigante e favorável.

4- CONTEÚDO(s) PROGRAMÁTICO(s)
 01- Compreensão e interpretação textual - oral e escrita;
 02- Produções de textos com imagens;
 03- Análise Lingüística;
 04- Conotação e denotação;
 05- Funções de Linguagem;
 06- Figuras de linguagem e seus elementos;
 07- Literatura: Pré-modernismo;
 08- Dinâmicas interpessoais;
 09- Música;

5-METODOLOGIA DE ENSINO
         Com base nos processos de construção do conhecimento, o componente curricular desenvolve-se nas seguintes ações metodológicas:
Leitura, interpretação e discussão de idéias, atividades de cunho individual e em grupos; Produção de textos; Atividades lúdicas: dinâmicas de Interação.

6- AVALIAÇÃO
- A avaliação será feita de maneira processual e diária valorando a participação do aluno.
- Trabalhos em grupos;
- Produção oral e escrita.

7- RECURSOS FÍSICOS
          Quadro branco, livros didáticos, diversos tipos de textos xerocados, aparelho de som, revistas em quadrinhos e dicionários.

8 - RECURSOS HUMANOS
 - Professores e alunos.

PLANO DE UNIDADE - 

IDENTIFICAÇÃO

ESCOLA – 
ENDEREÇO -  
DISCIPLINA - Língua Estrangeira
CURSO - Letras  Português e inglês
PROFESSORA -  ROSINETE 
1- EMENTA
a- Leitura compartilhada e silenciosa;
b- Interpretação textual;
c- Diálogo - oralidade /escrita, atividades de retextualização, produção oral e escrita;
d- Análise gramatical.

2- OBJETIVOS

     Geral:
       Ampliar o universo discursivo dos alunos nas diversas situações de interação social, levando-os a perceber a importância da língua inglesa, considerada hoje como instrumento de comunicação universal.
     Específicos:
-Desenvolver conteúdos derivados do cotidiano do educando, utilizando situações que apareçam em sala de aula, discutindo e informando;
-Desenvolver princípios de valores e ética, propiciando o respeito mútuo e a solidariedade, dentro de um ambiente de interação;
- Oportunizar a liberdade de expressão garantindo a autonomia com responsabilidade diante dos fatos cotidianos com sabedoria e comprometimento;
-Tornar o educando consciente, participativo e condutor de idéias capazes de surtir um efeito prático diante do desenvolvimento sustentável.

3- JUSTIFICATIVA
      As atividades sistemáticas para esta unidade justificam-se pela necessidade de despertar nos aprendentes á consciência da importância da comunicação, interação e socialização com os colegas tornando a aprendizagem significativa, prazerosa, instigante e favorável.

4- CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
 01- Compreensão e interpretação textual - oral e escrito;
 02- Produções de textos com imagens utilizando recortes de jornais e revistas;
 03- Artigos a e an;
 04-  Pronomes this e that;
 05- Estudo de vocabulário;
 06- Profissões;
 07 -Diálogo
 08- Dias da semana;
 09- Diálogo;
10- Dinâmica e jogos;
11- Confecção de mural.

5-METODOLOGIA DE ENSINO
Exposição dialogada; trabalhos individuais e em grupos; Leituras orientadas; Atividades escritas e orais; Produção de textos; Realização de tarefas integrantes dos processos avaliativos da disciplina; Atividades lúdicas com jogos e dinâmicas.

6- AVALIAÇÃO
     A avaliação será feita de maneira processual e diária valorizando a participação do aluno bem como: prova, teste, trabalhos individuais e em grupos

7- RECURSOS FÍSICOS
      Quadro branco, livros didáticos, aparelho de som, papel de ofício colorido e branco, papel metro, hidrocor, revistas em quadrinhos, jornais, tesoura, cola, régua dicionários.

8- RECURSOS HUMANOS
 -Professores e alunos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário