Plano de Unidade de
Língua Portuguesa -
IDENTIFICAÇÃO
|
ESCOLA –
|
ENDEREÇO –
|
DISCIPLINA
-
Língua Portuguesa
|
CURSO - Licenciatura em
Letras com Habilitação em Português e Inglês
|
PROFESSORA – Rosinete de Oliveira Costa
|
E-MAIL –
|
|
1- EMENTA
|
Leitura compartilhada
e/ou silenciosa;
|
Interpretação textual;
|
Diálogo - oralidade
/escrita, atividades de retextualização, produção oral e escrita;
|
Análise gramatical.
|
|
2- OBJETIVO
|
Ampliar o universo discursivo dos alunos
nas diversas situações de interação social, levando-os a perceber a
importância da língua materna.
|
|
3- JUSTIFICATIVA
|
As atividades sistemáticas para esta
unidade justificam-se pela necessidade de despertar nos aprendentes a
importância da comunicação, interação e socialização de idéias tornando a
aprendizagem significativa, prazerosa, instigante e favorável.
|
|
4- CONTEÚDO(s)
PROGRAMÁTICO(s)
|
01- Compreensão e
interpretação textual - oral e escrita;
|
02- Produções de textos
com imagens;
|
03- Análise Lingüística;
|
04- Conotação e
denotação;
|
05- Funções de Linguagem;
|
06- Figuras de linguagem
e seus elementos;
|
07- Literatura:
Pré-modernismo;
|
08- Dinâmicas
interpessoais;
|
09- Música;
|
|
5-METODOLOGIA DE ENSINO
|
Com base nos processos de construção do
conhecimento, o componente curricular desenvolve-se nas seguintes ações
metodológicas:
Leitura, interpretação e
discussão de idéias, atividades de cunho individual e em grupos; Produção de
textos; Atividades lúdicas: dinâmicas de Interação.
|
|
6- AVALIAÇÃO
|
- A avaliação será feita de maneira processual e diária
valorando a participação do aluno.
|
- Trabalhos em grupos;
|
- Produção oral e escrita.
|
|
7- RECURSOS FÍSICOS
|
Quadro branco,
livros didáticos, diversos tipos de textos xerocados, aparelho de som,
revistas em quadrinhos e dicionários.
|
|
8 - RECURSOS HUMANOS
|
- Professores e alunos.
|
PLANO DE UNIDADE -
IDENTIFICAÇÃO
|
|
ESCOLA
–
|
ENDEREÇO
-
|
DISCIPLINA - Língua Estrangeira
|
CURSO -
Letras Português e inglês
|
PROFESSORA - ROSINETE
|
1- EMENTA
|
a- Leitura compartilhada e silenciosa;
|
b- Interpretação textual;
|
c- Diálogo - oralidade /escrita, atividades de
retextualização, produção oral e escrita;
|
d- Análise gramatical.
|
|
2- OBJETIVOS
|
|
Geral:
|
Ampliar o
universo discursivo dos alunos nas diversas situações de interação social,
levando-os a perceber a importância da língua inglesa, considerada hoje como
instrumento de comunicação universal.
|
Específicos:
|
-Desenvolver conteúdos derivados do cotidiano do educando,
utilizando situações que apareçam em sala de aula, discutindo e informando;
-Desenvolver princípios de valores e ética, propiciando o
respeito mútuo e a solidariedade, dentro de um ambiente de interação;
- Oportunizar a liberdade de expressão garantindo a
autonomia com responsabilidade diante dos fatos cotidianos com sabedoria e
comprometimento;
-Tornar o educando consciente, participativo e condutor de
idéias capazes de surtir um efeito prático diante do desenvolvimento
sustentável.
|
|
3- JUSTIFICATIVA
|
As atividades sistemáticas para esta
unidade justificam-se pela necessidade de despertar nos aprendentes á
consciência da importância da comunicação, interação e socialização com os
colegas tornando a aprendizagem significativa, prazerosa, instigante e
favorável.
|
|
4- CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
|
01- Compreensão e interpretação textual -
oral e escrito;
|
02- Produções de textos com imagens
utilizando recortes de jornais e revistas;
|
03- Artigos a e an;
|
04-
Pronomes this e that;
|
05- Estudo de vocabulário;
|
06- Profissões;
|
07 -Diálogo
|
08- Dias da semana;
|
09- Diálogo;
|
10- Dinâmica e jogos;
|
11- Confecção de mural.
|
|
5-METODOLOGIA DE ENSINO
|
Exposição dialogada;
trabalhos individuais e em grupos; Leituras orientadas; Atividades escritas e
orais; Produção de textos; Realização de tarefas integrantes dos processos
avaliativos da disciplina; Atividades lúdicas com jogos e dinâmicas.
|
|
6- AVALIAÇÃO
|
A
avaliação será feita de maneira processual e diária valorizando a
participação do aluno bem como: prova, teste, trabalhos individuais e em
grupos
|
|
7- RECURSOS FÍSICOS
|
Quadro branco, livros didáticos,
aparelho de som, papel de ofício colorido e branco, papel metro, hidrocor,
revistas em quadrinhos, jornais, tesoura, cola, régua dicionários.
|
|
8- RECURSOS HUMANOS
|
-Professores e alunos.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário