Professora
- Rosinete
Disciplina:
Língua Portuguesa
Curso:
Ensino Fundamental II Série:
5ª
Aula 01
PLANO
DE AÇÃO
OBJETIVO
·
Identificar e
diferenciar textos de diferentes gêneros, observando a funcionalidade de cada
um nas diferentes esferas de circulação;
· Ampliar o universo discursivo dos alunos nas diversas
situações de interação social, sobretudo nas instâncias públicas, de modo a
possibilitar sua inserção efetiva no mundo das linguagens e o exercício da
cidadania;
·
Utilizar
os conhecimentos gramaticais para melhor compreender e organizar as idéias de
um texto;
CONTEÚDO
– Texto Epistolares - “Carta”
(leitura e compreensão textual)
METODOLOGIA
·
Aula acontecerá de
forma dialógica e expositiva;
·
Produção textual,
obedecendo a características do gênero;
·
Desenvolver rodas de
leitura e debates a partir da compreensão do texto;
- Realizar uma síntese do texto
estudado, localizando as idéias principais.
·
Discussão sobre a
finalidade dos tipos de cartas (comerciais, memorando, cartas informais e
etc.);
·
Análise do sentido da
palavra e ou expressão.
AVALIAÇÃO
·
Será feita de maneira
processual e diária valorizando a participação do aluno, bem como as provas,
atividades, testes e trabalhos realizados na classe e extra classe.
RECURSOS FÍSICOS
·
Quadro branco;
·
Jornais, livros
didáticos;
·
Materiais de apoio
(textos diversos, papel de oficio, piloto, papel metro, cola e etc.).
RECURSOS HUMANOS - Alunos e Professores
RESULTADOS
ESPERADOS
·
Que os alunos possam
produzir e revisar seu próprio texto identificando assim sua função e identifique
e diferencie textos de diferentes gêneros, observando a funcionalidade de cada um nas diferentes
esferas de circulação .
Nenhum comentário:
Postar um comentário