terça-feira, 24 de setembro de 2013

Plano de aula

Professora -  Rosinete
Disciplina: Língua Portuguesa
Curso: Ensino Fundamental  II          Série: 5ª                              
Aula 01
PLANO DE AÇÃO

OBJETIVO

·        Identificar e diferenciar textos de diferentes gêneros, observando a funcionalidade de cada um nas diferentes esferas de circulação;
·       Ampliar o universo discursivo dos alunos nas diversas situações de interação social, sobretudo nas instâncias públicas, de modo a possibilitar sua inserção efetiva no mundo das linguagens e o exercício da cidadania;
·        Utilizar os conhecimentos gramaticais para melhor compreender e organizar as idéias de um texto;

CONTEÚDO – Texto Epistolares - “Carta” (leitura e compreensão textual)

 METODOLOGIA

·         Aula acontecerá de forma dialógica e expositiva;
·         Produção textual, obedecendo a características do gênero;
·         Desenvolver rodas de leitura e debates a partir da compreensão do texto;
  • Realizar uma síntese do texto estudado, localizando as idéias principais.
·        Discussão sobre a finalidade dos tipos de cartas (comerciais, memorando, cartas informais e etc.);
·         Análise do sentido da palavra e ou expressão.

AVALIAÇÃO

·        Será feita de maneira processual e diária valorizando a participação do aluno, bem como as provas, atividades, testes e trabalhos realizados na classe e extra classe.

RECURSOS FÍSICOS
·        Quadro branco;
·        Jornais, livros didáticos;
·        Materiais de apoio (textos diversos, papel de oficio, piloto, papel metro, cola e etc.).

RECURSOS HUMANOS - Alunos e Professores

RESULTADOS ESPERADOS
·        Que os alunos possam produzir e revisar seu próprio texto identificando assim sua função e identifique e diferencie textos de diferentes gêneros, observando a       funcionalidade de cada um nas diferentes esferas de circulação .


Nenhum comentário:

Postar um comentário