terça-feira, 24 de setembro de 2013

Mensagem para reflexao

OS QUATROS ALUNOS

Uma fábula sobre as diferentes maneiras de ser estudante

     Está historia que se passa em qualquer canto do Brasil, em qualquer escola, com qualquer aluno, comigo com você.
     Eram quatro rapazes que estudavam numa escola em uma mesma classe.     Arrependido, Falso, Mínimo e Quero-tentar.
    Arrependido era um rapaz desanimado com os estudos, não fazia nada na sala de aula e muito menos os deveres de casa.
   Não pensava no seu futuro e vivia achando que estava perdendo tempo naquela escola e por isso arrependia-se por não poder ficar pelas ruas com seus colegas. Por não gostar de estudar, tirava notas baixas.
    Falso era um cara mentiroso e um pouco preguiçoso para com os estudos. Ou copiava de alguém ou falsificava o que fazia na realidade mesmo nada fazia e era tão falso quanto sua própria nota - apesar de ser razoável, pois tudo que precisava era colar ou confiar no amigo na hora da avaliação, raramente isso falhava.
   Mínimo era um rapaz que não pensava em ir muito longe, para este o que importava era conseguir uma nota que o aprovasse, por tanto estudava pouco, mas não colava nas avaliações e não passava disso 60% era o bastante e contentava-se com este mínimo. Sempre tinha um pensamento “Tenho boas notas porque não perdi nenhuma”.
   Quero - Tentar gostava do que fazia. Quando lhe apresentava algo novo, um problema que ele não soubesse, ele diz a vou tentar resolve-lo e quase sempre conseguia mesmo. Não era nem mais nem menos inteligente do que os outros, mas tinha força de vontade. Suas notas eram boas, porem, não estudava para tirar notas e sim para ficar sabendo. Este era aluno todos os dias e sua persistência o ajudava a vencer.
    Assim quero-tentar era o primeiro da classe. Em termo de aprendizagem, Mínimo era o penúltimo; Falso era o último; Pois só tinha nota e não sabia nada e Arrependido abandonou a escola.
   Hoje todos já são homens feitos e cada um teve seu destino.
   Arrependido mora numa grande favela chamada Tarde - demais.
   Falso queria ser político, mas foi infeliz porque descobriram sua falsidade: foi julgado e condenado por um juiz chamado Verdade.
   Mínimo, com seu s conhecimento mínimo, é soldado mínimo das Forças aramadas ganha um salário mínimo e tem um comandante muito exigente chamado Máximo que sempre lhe cobra 100%.
   Quero tentar se saiu melhor hoje é presidente de um pais chamado “República Democrática dos sucesso”.
                                                                                  Autor desconhecido



Nenhum comentário:

Postar um comentário