ATIVIDADE POEMA A NAMORADA
Objetivo- Desenvolver
a competência leitora; Criar condições para que os alunos possam ler, analisar
e interpretar com mais autonomia.
/Desenvolver a sensibilidade estética, a imaginação, a criatividade e o senso
crítico,/ Compreender o sentido das palavras.
AULA Nº _______
A NAMORADA
Havia
um muro alto entre nossas Casas.
Difícil
de mandar recado para ela.
Não
havia e-mail
O
pai era uma onça
A
gente amarrava o bilhete numa pedra presa por um cordão
E
pinchava a pedra no quintal da casa
dela.
Se a
namorada respondesse pela mesma pedra.
Era
uma gloria!
Mas
por vezes o bilhete enganchava nos galhos da goiabeira
E
então era agonia.
No
tempo do onça era assim.
Manoel de Barros Wenceslau de Barros
1-
Qual o assunto tratado no poema? O eu lírico anuncia o
seu jeito de se comunicar com a namorada.
2- Que
verso conta o que dificultava ou impedia a comunicação entre os namorados?
O pai era uma onça
3- Quais
versos sugerem que o eu-lirico se refere a uma outra época, diferente da atual?
Não havia email / no tempo da onça era assim
4-
Leia os versos
“o pai era uma onça”
“No
tempo do onça era assim”
A- A
palavra onça, nesses versos, é empregado no sentido real ou figurado? No sentido figurado
B-
Qual o significado da palavra
onça nesse verso?
No primeiro verso significa fera termo que caracteriza o pai. Como
uma pessoa difícil, severa e briguenta;
No segundo verso significa tempos passados, antigos.
5-A forma de comunicação entre o eu-lirico e a namorada
era bem sucedida quando namorada
respondia pela mesma pedra;.
a- Que verso indica que esse momento era motivo de
felicidade para o eu-lirico? O verso “ Era uma gloria”
b- Em que situação a comunicação não era bem-sucedida?
Que verso transmite a apreensão do eu-lirico?
Se o bilhete enganchasse na goiabeira / e então era agonia
4- O que é possível deduzir sobre os motivos de
eu-lirico:
- Considerar uma glória se a namorada
respondesse na mesma pedra?
Poderia significar que a namorada tinha
recebido a mensagem e se corresponderia com ele.
- Considerar uma agonia
se o bilhete enganchasse nos galhos da goiabeira?
Qualquer pessoa poderia ler o bilhete,
inclusive o pai da menina, e a mensagem não chegar até a namorada
5- No poema, o
eu-lirico cita o e-mail como um recurso de comunicação que ainda não existia
naquele tempo. Considerando que o pai da namorada era uma onça, o que fica
subentendido a partir do verso “Não
havia e-mail”?
O uso do e-mail evitaria que o pai ou outras
pessoas pudessem ler o conteúdo da mensagem
6- A leitura desse poema
o faz lembrar algum outro texto ou historia de amor entre dois jovens impedidos
de se relacionar por causa dos pais? A historia de Romeu e Julieta
Vocabulario
E-mail- programa da internet que
possibilita troca de mensagem e arquivos
entre os usuários.
DENOTAÇÃO
E CONOTAÇÃO
São palavras que podem ser usadas no sentido próprio ou figurado.
Exemplo:
Janine tem um coração de gelo.
(sentido figurado)
Sempre tomo uísque com gelo.
(sentido próprio)
DENOTAÇÃO É uso da palavra com seu sentido original, usual.
Exemplo: A torneira estava pingando
muito. O sol
brilhava intensamente hoje.
CONOTAÇÃO
É o uso da palavra diferente do seu sentido
original.
Exemplo: Ele tem um coração de
manteiga. É um verdadeiro mar de emoções essa
música
.