terça-feira, 24 de setembro de 2013

ATIVIDADE POEMA A NAMORADA




ATIVIDADE  POEMA A NAMORADA



Objetivo- Desenvolver a competência leitora; Criar condições para que os alunos possam ler, analisar e interpretar  com mais autonomia. /Desenvolver a sensibilidade estética, a imaginação, a criatividade e o senso crítico,/ Compreender o sentido das palavras.

AULA Nº _______                                                                  

      A NAMORADA

Havia um muro alto entre nossas Casas.
Difícil de mandar recado para ela.
Não havia e-mail
O pai era uma onça
A gente amarrava o bilhete numa pedra presa por um cordão
E pinchava a pedra no quintal  da casa dela.
Se a namorada respondesse pela mesma pedra.
Era uma gloria!
Mas por vezes o bilhete enganchava nos galhos da goiabeira
E então era agonia.
No tempo do onça era assim.
                                                                                      Manoel de Barros Wenceslau de Barros


1- Qual o assunto tratado no poema? O eu lírico anuncia o seu jeito de se comunicar com a namorada.

2- Que verso conta o que dificultava ou impedia a comunicação entre os namorados?
O pai era uma onça

3- Quais versos sugerem que o eu-lirico se refere a uma outra época, diferente da atual?
Não havia email / no tempo da onça era assim

4- Leia os versos
“o  pai era uma onça”
“No tempo do onça era assim”

A- A palavra onça, nesses versos, é empregado no sentido real ou figurado?  No sentido figurado

B- Qual o significado da palavra onça nesse verso?
No primeiro verso significa fera termo que caracteriza o pai. Como uma pessoa difícil, severa e briguenta;
No segundo verso significa tempos passados, antigos.

5-A forma de comunicação entre o eu-lirico e a namorada era bem sucedida quando  namorada respondia pela mesma pedra;.
a- Que verso indica que esse momento era motivo de felicidade para o eu-lirico? O verso “ Era uma gloria

b- Em que situação a comunicação não era bem-sucedida? Que verso transmite a apreensão do eu-lirico?   
Se o bilhete enganchasse na goiabeira /  e então era agonia

4- O que é possível deduzir sobre os motivos de eu-lirico:
- Considerar uma glória se a namorada respondesse na mesma pedra?
Poderia significar que a namorada tinha recebido a mensagem e se corresponderia com ele.
- Considerar uma agonia se o bilhete enganchasse nos galhos da goiabeira?
Qualquer pessoa poderia ler o bilhete, inclusive o pai da menina, e a mensagem não chegar até a namorada

 5- No poema, o eu-lirico cita o e-mail como um recurso de comunicação que ainda não existia naquele tempo. Considerando que o pai da namorada era uma onça, o que fica subentendido a partir do verso “Não havia e-mail”?
O uso do e-mail evitaria que o pai ou outras pessoas pudessem ler o conteúdo da mensagem

6- A leitura desse poema o faz lembrar algum outro texto ou historia de amor entre dois jovens impedidos de se relacionar por causa dos pais?  A historia de Romeu e Julieta
Vocabulario
E-mail- programa da internet que possibilita  troca de mensagem e arquivos entre os usuários.

DENOTAÇÃO  E CONOTAÇÃO

 São palavras que podem ser  usadas no sentido próprio ou figurado.

 
Exemplo:  
Janine tem um coração de gelo. (sentido figurado)
Sempre tomo uísque com gelo. (sentido próprio)
 

DENOTAÇÃO         É uso da palavra com seu sentido original, usual.

 
Exemplo: A torneira estava pingando muito.    O sol brilhava intensamente hoje.
 

CONOTAÇÃO É o uso da palavra diferente do seu sentido original.

 
Exemplo:   Ele tem um coração de manteiga.  É um verdadeiro mar de emoções essa música
.

                                                                 WWW convenio.cursoanglo.com.br/Download.aspx?




Atividade Cidadezinha Cheia de Graça






OBJETIVO- Construir maior conhecimento sobre o gênero literário (poesias) • Incentivar a prática de leitura; estimular a oralidade, a criatividade e a reflexão a respeito de fatos da vida de cada aluno/.
utilizar os conhecimentos gramaticais para melhor compreender e organizar as ideias de um texto/ Desenvolver a leitura e interpretação; Compreender e fazer uso de informações contidas nos textos, identificando os aspectos relevantes.
                                                       
                             
  CIDADEZINHA CHEIA DE GRAÇA  -  Mario Quintana




Cidadezinha cheia de graça...
Tão pequenina que até causa dó!
Com seus burricos a pastar na praça...
Sua igrejinha de uma torre só...

Nuvens que venham, nuvens e asas,
Não param nunca nem um segundo...
E fica a torre sobre as velhas casas,
Fica cismando como é vasto o mundo!...

Eu que de longe venho perdido
Sem pouso fixo (a triste sina!)
Ah, quem me dera ter lá nascido!

Lá toda a vida pode morar!
Cidadezinha...tão pequenina
Que toda cabe num só olhar...



¸Vocabulário
cismar - pensar
sina - destino, sorte
vasto - grande, muito extenso


                  

ATIVIDADE


1- O titulo sugere que o poeta fala de um espaço rural ou urbano?

2- Qual a ideia que o poeta passa na primeira estrofe em relação  a cidadezinha.

3- Qual o momento  ou estrofe que aparece a paisagem da figura humana

4-  O poema foi escrito em que pessoa do verbo

5- O que representa a cidadezinha para o viajante.

6- Qual a estrofe que retoma o desejo de fixar uma moradia na cidadezinha.

7- Estabeleça relação entre a cidadezinha de Mário Quintana e a nossa cidadezinha de ________________.

8- Com base no poema de Mário Quintana, crie outro descrevendo a nossa _____.

9-Conforme estudado em sala de aula a que gênero textual pertence esse texto? 

10- O poema foi escrito em que tempo verbal?

11- Retire do poema 

 12- Na sua opinião por que o poeta usou algumas  expressão no diminutivo "Cidadezinha cheia de graça...Tão pequenina que até causa dó!"

13- Qual o desejo do viajante  em relação a cidadezinha?

14- Retire do texto duas expressões de tempo e duas de lugar.






ATIVIDADE MÙSICA GAROTA DE IPANEMA

Objetivo- Desenvolver a leitura e interpretação; perceber a contribuição da musica popular brasileira no âmbito da difusão cultural; compreender e fazer uso de informações contidas nos textos, identificando os aspectos relevantes.
                                        AULA Nº ________
           Garota de Ipanema




Olha que coisa mais linda
Mais cheia de graça
É ela, a menina
Quem vem e que passa
Num doce balanço
A caminho do mar...

Moça do corpo dourado
Do sol de Ipanema
O seu balançado
É mais que um poema
É a coisa mais linda
Que eu já vi passar.
  
Ah, porque estou tão sozinho
Ah, porque tudo é tão triste
Ah, a beleza que existe
A beleza que não é só minha

Que também passa sozinha...
Ah, se ela soubesse
Que quando ela passa
O mundo sorrindo
Se enche de graça
E fica mais lindo
Por causa do amor

 Composição de Vinícius de Moraes e Tom Jobim. Gravação Philips, 1963 

1- Quais são as características física da moça de Ipanema? 

2- Segundo o eu poético o que faz a moça ter o corpo dourado?


3- Retire do texto as expressões que dão ideia de movimento.

4-Por que o mundo fica mais lindo quando a garota passa ?

5- Quais as qualidades da garota que são mencionadas no poema ?

6 Com a ajuda do dicionario procure o significado das palavras abaixo;

Graça
Balançado



ATIVIDADE MUSICA MARIA MARIA

OBJETIVO- Reescrever textos utilizando a música como mediadora. Despertar a criatividade/ Ampliar o vocabulário/ Reconhecer a música como um texto possível de ser lido e interpretado.

                               Aula nº_____
São tantas Marias. Cada uma enfrentando a sua luta particular e individual na sociedade.

                               Maria Maria





Maria, Maria
É um dom, uma certa magia,
Uma força que nos alerta,
Uma mulher que merece viver e amar,
Como outra qualquer do planeta.

Maria, Maria
É o som, é a cor, é o suor,
É a dose mais forte e lenta
De uma gente que ri quando deve chorar
E não vive, apenas agüenta.
Mas é preciso ter força,
É preciso ter raça,
É preciso ter gana sempre,
Quem traz no corpo a marca.
Maria, Maria
Mistura a dor e a alegria.

Mas é preciso ter manha,
É preciso ter graça,
É preciso ter sonho sempre.
Quem traz na pele essa marca
Possui a estranha mania
De ter fé na vida.


.


                                                                                  Milton Nascimento – Fernando Brant



A T I V I D A D E

1- A  quem o cantor se refere, quando diz"  Maria Maria" . Quem são essas Marias?.


2- As palavras podem mudar de significado dependendo do contexto que aparecem.
Leia  as frases abaixo, e assinale  o melhor significado para as palavras em negrito.



a) “Quem traz no corpo esta marca.”

a. (    ) sinal aparente no corpo.
b. (    ) Grife de roupa.
c. (    ) sina, destino.

b) “Mas é preciso ter manha.”
 a .(    ) comportamento infantil.
b. (    ) habilidade, astúcia.
c. (    ) jeito de ser dengoso


  
c) “E preciso ter gana sempre.”

a. (    ) grande força de vontade.
b. (    ) sede de vingança, ódio.
c. (    ) fome.

d) “É preciso ter graça.”

a. (    ) favor dispensado ou recebido.
b. (    ) beleza, elegância.
c. (    ) nome de mulher.



3- Explique a expressão “Quem traz na pele essa marca”

4 –Leia a música e copie as  características atribuídas à Marias na segunda  estrofe.
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________

6 – Copie da terceira estrofe outras três características da mulher ..
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________

7 – As características atribuídas à Maria na quarta estrofe representam

a. (      ) a força da mulher.                 b. (      ) a delicadeza da mulher.

8 –Leia atentamente o  texto e  enumere corretamente de acordo com o que e pede: Coloque nos parêntese  ( 1 ) para as características de Maria apresentadas na primeira estrofe (  2 ) para as características de Maria  apresentadas na segunda  e ( 3 ). para as características de Maria  apresentadas na terceira.

a. (      ) Maria é definida mais detalhadamente como mulher.
b. (      ) Maria é enaltecida como uma mulher que tem força diante das dificuldades.
c. (      ) Maria é revelada como uma mulher que tem força, raça e gana.
d. (      ) Maria é colocada em condição de igualdade com as outras mulheres.
e. (      ) Maria é revelada como uma mulher que, além de forte, tem manha, graça
               e sonho que a levam a ter fé na vida.

9-  Quantas estrofes e  quantos versos há na música ?

10- Qual a finalidade da música?


11- A música Maria Maria fala sobre que assunto?

12-  De que camada social Maria pertenceria? Justifique com elementos do texto


13- Que problemas a mulher enfrenta hoje que ainda carecem de solução?







Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Inúmeros fatos comprovam o quanto a mulher tem sido marcada por um histórico de preconceitos, violências e injustiças. A sociedade estritamente machista foi e tem sido responsável por tolher a mulher e delegá-la à submissão em uma vida muitas vezes restrita a apenas cuidados domésticos.

O professor deve iniciar a aula com uma discussão sobre os conhecimentos prévios que os alunos têm sobre os problemas relacionados à mulher na contemporaneidade. Para tanto, ele deve promover a discussão, por exemplo, perguntando a eles sobre o que sabem acerca da inserção da mulher na sociedade.

A  MULHER hoje está restrita ao âmbito doméstico, mas também tem se destacado no mercado de trabalho, chegando, a exercer  cargos de chefia e em muitos casos sendo a principal provedora do lar.






 Marias do mundo que são : batalhadoras , guerreiras , nunca desistem e mesmo com todas as dificuldades nunca deixa de sorrir




Atividade Interpretação

1. Inferir uma explicação adequada para  uma indefinição textual.
2. Interpretar uma expressão figurada. Dá outra resposta.
3. Inferir sentidos implícitos..
4. Identificar uma comparação..
5. Identificar informação (seqüência fatual) explícita e implícita no texto.

                                                Eu sou a Jessica

   Jessica Taniná, morena, tem dezoito anos, mede 1,90, pesa setenta e dois quilos e é de uma beleza invejável. Cursa o segundo ano do ensino médio  no colégio Eduardo Sofia  e pretende se formar em Psicologia ou seguir a carreira de modelo.
   Em casa é uma pessoa isolada, que fica horas e horas, em seu quarto, lendo e ouvindo músicas. No colégio, não se isola, mas também não se junta com todo mundo, seleciona as amizades. Com o namorado, não se mostra muito interessada, acha-se muito nova para firmar namoro. No clube ou na praia, mostra-se bastante solta: joga vôlei, tênis, gosta de fazer ginástica, não pára um minuto.
       Das qualidades de Jessica, a que mais me chama atenção é a sua dedicação aos estudos, o seu interesse em vencer na vida, o que mostra ser uma pessoa inteligente e conhecedora do seu mundo.
                                                                                                                      (      Texto adaptado)

Conforme o texto responda:

1.(D-09) Quanto ao gênero pode-se dizer que:
a. possui caráter narrativo
b. é uma dissertação sobre a vida de uma pessoa.
c. é uma descrição.
d.  interpreta os sentimentos e caracteres de alguém.

2.(D-03) São características de natureza geral:

a. Jessica  tem interesse em vencer na vida.
B .Ela seleciona as amizades.
c. não se mostra muito interessada em namoro.
d. é morena, tem quinze anos, pesa sessenta e dois quilos.

3. (D-02) São aspectos que se profundam no conhecer da pessoa descrita:

a.pretende formar-se em medicina.
b.é de uma beleza irreparável.
c.Fica horas e horas em seu quarto lendo ou ouvindo música.
d.mostra ser uma pessoa inteligente.

4.(D 02) No texto, a parte que dá ênfase a uma característica que melhor define Jessica Tainá.

a.muito nova para firmar namoro.
b.cursa o segundo ano do segundo grau.
c.Não pára um minuto.
d.dedicação aos estudos, o seu interesse em vencer na vida.

5.(D-08) "... não se junta com todo mundo." Desta informação apresentada no texto infere-se que:

a. Jessica Tainá  se acha mais importante que as outras pessoas.
b. Jessica Tainá   é preconceituosa.
c. Jessica Tainá  é orgulhosa.
d. Jessica Tainá  é uma pessoa reservada.

6.(D-06) Do texto, depreende-se que Jessica Tainá mostra-se bastante solta pelo fato de:

a.participar em diversas atividades.
b. ser determinada e objetiva.
c.ser livre para ir aonde quiser.
d.fazer o que da na cabeça sem pensar nas consequências.

Gabarito:         1.c 2.d  3.c   4.d        5.d       6.a


Atividade de IngLês



                                                Atividade 


Assinale a alternative Coreta:
(         ) She Cant" t sing

 
a- Paula  is deaf.                                                                                      
(       )  She can’t speak                
(       )  She can’t hear

b- Mary  is deaf.
(       )  She can’t speak                
(       )  She can’t hear
(       )  She can’t sing

c- Josefa  is deaf.
(       )  She can’t speak                
(       ) She can’t hear
(       ) She can’t see 

d- Jose  is deaf.
(       )  He can’t speak                
(       )  He can’t hear
(       )  He can’t walk
 e-  Mario  is deaf.
(       )  He can’t speak                
(       )  He can’t   swim
(       )  He can’t walk 
f-  Maria  is deaf.
(      )   She can’t speak              
(       )  She can’t driver
(       )  She can’t walk





                                  

 The girl from Ipanema  ( Tom Jobim)   

                                         
Tall and tan and young and lovely                                    
The girl from Ipanema goes walking

And when she passes, each one she passes goes "a-a-ah!"
When she walks she's like a samba that
Swings so cool and sways so gentle,
That when she passes, each one she passes goes "a-a-ah!"
Oh, but I watch her so sadly
How can I tell her I love her?
Yes, I would give my heart gladly
But each day when she walks to the sea
She looks straight ahead not at me
Tall and tan and young and lovely
The girl from Ipanema goes walking
And when she passes I smile, but she doesn't see
She just doesn't see
No she doesn't see

1- Listen to song twice and then answer the following questions.
( ouvir a música duas vezes e depois responda às seguintes perguntas)

a- Where is the girl from ? _______________________________________________________
b- What does she look like?_____________________________________________________
c- How does the singer watch  her?________________________________________________
d-Does the singer love the girl? __________________________________________________
e- What happens when the girl walks to the sea? _______________________________________
f-Who is the singer?_____________________________________________________________
g- Who is the girl? _______________________________________________________________




Plano de Unidade de Língua Portuguesa - 

IDENTIFICAÇÃO
ESCOLA – 
ENDEREÇO – 
DISCIPLINA - Língua Portuguesa
CURSO - Licenciatura em Letras com Habilitação em Português e Inglês
PROFESSORA – Rosinete de Oliveira Costa 
E-MAIL

1- EMENTA
Leitura compartilhada e/ou silenciosa;
Interpretação textual;
Diálogo - oralidade /escrita, atividades de retextualização, produção oral e escrita;
Análise gramatical.

2- OBJETIVO
          Ampliar o universo discursivo dos alunos nas diversas situações de interação social, levando-os a perceber a importância da língua materna.

3- JUSTIFICATIVA
          As atividades sistemáticas para esta unidade justificam-se pela necessidade de despertar nos aprendentes a importância da comunicação, interação e socialização de idéias tornando a aprendizagem significativa, prazerosa, instigante e favorável.

4- CONTEÚDO(s) PROGRAMÁTICO(s)
 01- Compreensão e interpretação textual - oral e escrita;
 02- Produções de textos com imagens;
 03- Análise Lingüística;
 04- Conotação e denotação;
 05- Funções de Linguagem;
 06- Figuras de linguagem e seus elementos;
 07- Literatura: Pré-modernismo;
 08- Dinâmicas interpessoais;
 09- Música;

5-METODOLOGIA DE ENSINO
         Com base nos processos de construção do conhecimento, o componente curricular desenvolve-se nas seguintes ações metodológicas:
Leitura, interpretação e discussão de idéias, atividades de cunho individual e em grupos; Produção de textos; Atividades lúdicas: dinâmicas de Interação.

6- AVALIAÇÃO
- A avaliação será feita de maneira processual e diária valorando a participação do aluno.
- Trabalhos em grupos;
- Produção oral e escrita.

7- RECURSOS FÍSICOS
          Quadro branco, livros didáticos, diversos tipos de textos xerocados, aparelho de som, revistas em quadrinhos e dicionários.

8 - RECURSOS HUMANOS
 - Professores e alunos.

PLANO DE UNIDADE - 

IDENTIFICAÇÃO

ESCOLA – 
ENDEREÇO -  
DISCIPLINA - Língua Estrangeira
CURSO - Letras  Português e inglês
PROFESSORA -  ROSINETE 
1- EMENTA
a- Leitura compartilhada e silenciosa;
b- Interpretação textual;
c- Diálogo - oralidade /escrita, atividades de retextualização, produção oral e escrita;
d- Análise gramatical.

2- OBJETIVOS

     Geral:
       Ampliar o universo discursivo dos alunos nas diversas situações de interação social, levando-os a perceber a importância da língua inglesa, considerada hoje como instrumento de comunicação universal.
     Específicos:
-Desenvolver conteúdos derivados do cotidiano do educando, utilizando situações que apareçam em sala de aula, discutindo e informando;
-Desenvolver princípios de valores e ética, propiciando o respeito mútuo e a solidariedade, dentro de um ambiente de interação;
- Oportunizar a liberdade de expressão garantindo a autonomia com responsabilidade diante dos fatos cotidianos com sabedoria e comprometimento;
-Tornar o educando consciente, participativo e condutor de idéias capazes de surtir um efeito prático diante do desenvolvimento sustentável.

3- JUSTIFICATIVA
      As atividades sistemáticas para esta unidade justificam-se pela necessidade de despertar nos aprendentes á consciência da importância da comunicação, interação e socialização com os colegas tornando a aprendizagem significativa, prazerosa, instigante e favorável.

4- CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
 01- Compreensão e interpretação textual - oral e escrito;
 02- Produções de textos com imagens utilizando recortes de jornais e revistas;
 03- Artigos a e an;
 04-  Pronomes this e that;
 05- Estudo de vocabulário;
 06- Profissões;
 07 -Diálogo
 08- Dias da semana;
 09- Diálogo;
10- Dinâmica e jogos;
11- Confecção de mural.

5-METODOLOGIA DE ENSINO
Exposição dialogada; trabalhos individuais e em grupos; Leituras orientadas; Atividades escritas e orais; Produção de textos; Realização de tarefas integrantes dos processos avaliativos da disciplina; Atividades lúdicas com jogos e dinâmicas.

6- AVALIAÇÃO
     A avaliação será feita de maneira processual e diária valorizando a participação do aluno bem como: prova, teste, trabalhos individuais e em grupos

7- RECURSOS FÍSICOS
      Quadro branco, livros didáticos, aparelho de som, papel de ofício colorido e branco, papel metro, hidrocor, revistas em quadrinhos, jornais, tesoura, cola, régua dicionários.

8- RECURSOS HUMANOS
 -Professores e alunos.