TESTE III UNIDADE 6º ano peso 3,0
O HOMEM E A GALINHA
Era uma vez um homem que tinha uma
galinha. Era uma galinha como as outras.
Um dia a galinha botou um ovo de ouro.
O homem ficou contente. Chamou a mulher:
- Olha o ovo que a galinha botou.
A mulher ficou contente:
- Vamos ficar ricos!
E a mulher começou a tratar bem da
galinha. Todos os dias a mulher dava mingau para a galinha. Dava pão-de-ló,
dava até sorvete. E todos os dias a galinha botava um ovo de ouro. Vai que o
marido disse:
- Pra que esse luxo com a galinha?
Nunca vi galinha comer pão-de-ló... Muito menos tomar sorvete!
- É, mas esta é diferente! Ela bota
ovos de ouro!
O marido não quis conversa:
- Acaba com isso mulher. Galinha come
é farelo.
Aí a mulher disse:
- E se ela não botar mais ovos de
ouro?
- Bota sim - o marido respondeu.
A mulher todos os dias dava farelo à
galinha. E a galinha botava um ovo de ouro. Vai que o marido disse:
- Farelo está muito caro, mulher, um
dinheirão! A galinha pode muito bem comer milho.
- E se ela não botar mais ovos de
ouro?
- Bota sim - o marido respondeu.
Aí a mulher começou a dar milho pra
galinha. E todos os dias a galinha botava um ovo de ouro. Vai que o marido
disse:
- Pra que esse luxo de dar milho pra
galinha? Ela que procure o de-comer no quintal!
- E se ela não botar mais ovos de
ouro? - a mulher perguntou.
- Bota sim - o marido falou.
E a mulher soltou a galinha no
quintal. Ela catava sozinha a comida dela. Todos os dias a galinha botava um
ovo de ouro. Uma dia a galinha encontrou o portão aberto. Foi embora e não
voltou mais.
Dizem, eu não sei, que ela agora está
numa boa casa onde tratam dela a pão-de-ló.
Questão 01 - O texto recebe o título de O homem e a galinha. Por que a história recebe esse título? ( 0,3)
a) Porque eles são os personagens
principais da história narrada.
b) Porque eles representam,
respectivamente, o bem e o mal na história.
c) Porque são os narradores da
história.
d) Porque ambos são personagens
famosos de outras histórias.
e) Porque representam a oposição
homem-animal.
Questão 2) Qual das características a
seguir pode ser atribuída à galinha? ( 0,3)
a) avareza b) conformismo c) ingratidão d) revolta e) hipocrisia
Questão 3) Era uma vez é uma expressão que indica
tempo: ( 0,3)
a) bem localizado b) determinado c) preciso d) indefinido e) bem antigo
Questão 4) O que faz a galinha ser
diferente das demais? ( 0,3)
a) Botar ovos todos os dias
independentemente do que cofnia.
b) Oferecer diariamente ovos a seu
patrão avarento.
c) Pôr ovos de ouro antes da época
própria.
d) Botar ovos de ouro a partir de um
dia determinado.
e) Ser bondosa, apesar de sofrer
injustiças.
Questão 5) A presença de travessões no
texto indica: ( 0,3)
a) a admiração da mulher
b) a surpresa do homem
c) a fala dos personagens
d) a autoridade do homem
e) a fala do narrador da história
Questão 06) Que elementos demonstram
que a galinha passou a receber um bom
tratamento, após botar o primeiro ovo de ouro? ( 0,3)
a) pão-de-ló / mingau / sorvete
b) milho / farelo / sorvete
c) mingau / sorvete / milho
d) sorvete / farelo / pão-de-ló
e) farelo / mingau / sorvete
Questão 07) Dizem, eu não sei... Quem é o responsável
por essas palavras? ( 0,3)
a) o homem b) a galinha c) o narrador d) a mulher e) o ovo
Questão 08- Leia a notícia a seguir e
responda a questão ABAIXO ( 0,3)
“Praca cronada”
Ladrão de carro derrapa no Português e é preso pela polícia
por causa de uma placa
clonada. Ao fazer a cópia da chapa, o
distraído trocou uma letra e gravou Florianópolis.
Disponível
em <http://iguatu.org/portal/. Acesso em 27 jul. 2012.
Para que uma história caiba em uma
notícia de jornal, é necessário fazer um resumo, colocando apenas as
informações essenciais:
A- Lendo esta notícia de jornal,
podemos encontrar resposta para todas essas perguntas, menos:
a) Quem? b) O que fez? c) Quando? d) Onde? e) Como fez?
Questão 09 Leia: (
0,3)
O tempo é muito lento para os que
esperam
Muito rápido para os que tem medo
Muito longo para os que lamentam
Muito curto para os que festejam
Mas, para os que amam, o tempo é
eterno.
a- Qual é o advérbio de intensidade
utilizado no poema?
a-( ) Eterno b-( ) Muito c-( ) Curto d-( ) Tempo e-( ) Longo
b Para Pelé, Neymar ‘NÃO está
preparado’ para jogar na Europa.
O advérbio destacados na notícia acima
são respectivamente classificados de:
a-( ) Negação/ afirmação b-( ) Dúvida/ modo
c-( ) Negação/ lugar d-( ) Lugar/
tempo
e-( ) Negação/ tempo
Questão 10- Leia : ( 0,3)
No primeiro e no quarto quadrinho
apresenta advérbio na seguinte ordem:
a-
Lugar e negação
b- duvida e tempo
c- tempo e lugar
d- negação e lugar
Nenhum comentário:
Postar um comentário