Avaliação
Parcial III Unidade
TEXTO I
- Usina
O barulho da usina chegava ao barracão, com
muita nitidez. Os trens de cana apitavam de vez em quando, mas não dava
vencimento à fome das moendas. Burros passavam de cacimbas cheias (...)
Sentado numa larga cadeira de espreguiçar, o
Dr. Juca via do alpendre da casa – grande a atividade da sua fábrica.
Da chaminé da usina subiam para o céu
nuvens de fumaça. O rumor das máquinas, o ruído da moenda quebrando cana, das
rodas dentadas, dos trens chegando enchiam os ouvidos do usineiro prospero. Os
partidos se perdiam de vista, alcançando os pês da caatinga com a sua verdura.
Tudo era obra do usineiro, esforço seu. Arranca a família da rotina
insignificante e foram atrás de melhora. As terras nas mãos dos antigos se
esperdiçavam. E agora conheciam a força dos arados. Ele plantara cana aonde
nunca o velho ZE PAULINO sonhara que desse cana. Um dia subiria até a caatinga.
A questão era conseguir o engenho, com o seu riacho que poderia descer o nível
para irrigação das terras que dessem flor-de-cuba ele tinha os seus planos na
cabeça. Via as usinas de Pernambuco crescendo de capacidade, crescendo de zona,
aumentando a sua potência. Cucaú estava
nova em folha, com turbinas modernas, com cristalizadores tirando um açúcar que
parecia pedraria. Fora ver, com um amigo, a beleza de tiúma, toda eletrificada.
Um homem numa alavanca fazia as carroças de cana se despejarem na esteira. E o
bagaço saindo como poeira. E a água que moía a usina! Ficara besta de ver um rio
correndo a dois passos da fabrica. A água doce, fina, dando para toda a
serventia. O Paraíba era tranquilo que se via: uma fera, nas enchentes, coberto
de areia na seca, inconstante, sem que ninguém pudesse confiar nele. E o
riacho, que ele aproveitava, estava dando bem para o bom jesus, enquanto o bom
jesus fosse pequena.
O usineiro pensava em Catunda, em Tiúma e São
Felix.
Jose Lins de Rego – Usina
Vocabulário
Moenda- O
ato ou processo de moagem,
Alpendre -
tipo de varanda no qual avança o beiral do telhado que cobre a casa.
INETERPRETAÇÂO TEXTUAL - Atividade adaptada
Questão 1-Que ruídos enchiam os ouvidos do Dr. Juca? ( 0,3)
________________________________________________________________________
Questão 2- Segundo o texto como eram os partidos. ( 0,3)
________________________________________________________________________
Questão 3- Dr. João não só montara a usina como também conseguira
cultivar cana em terras ate então considerada inférteis. ( 0,3)
a- Como estavam as terras nas mãos dos antigos donos?
( a) Bem cuidada ( c ) desperdiçada ( d) bem fértil ( e ) terra boa e produtiva
b- Agora, o que era usado para lavrar a terra?
( a) irrigação ( c )
água do rio ( d)
arados ( e ) através da agua
eletrificada
c- Até onde o usineiro plantara cana?
__________________________________________________________________________________________________________
Questão 3 - Ele tinha seus planos
na cabeça, que planos eram este? ( 0,3)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 4- O usineiro pensa no
Paraíba. Como era o Paraíba nas enchentes? E na seca? ( 0,3)
(a) Uma fera nas enchentes, coberto de areia na seca.
( b ) inconstante, sem que ninguém pudesse confiar nele
( c ) o riacho, que ele aproveitava, estava dando bem para o BOM JESUS,
enquanto a BOM JESUS fosse pequena na seca
( d ) O Rio Paraíba tem
água doce, fina, dando para toda
a serventia na seca
Questão 5- De onde vinha a água que o usineiro aproveitava na Bom Jesus?
( 0,3)
____________________________________________________________________________________________________________
Questão 6- Até quando poderia
aproveitar aquela agua? ( 0,3)
__________________________________________________________________________________________________________
Questão 7- “ (...) Ele
plantara cana aonde nunca o velho ZE PAULINO sonhara que desse cana
(...) E o riacho, que ele aproveitava, estava dando bem
para o bom jesus. (...) Arranca a família da rotina insignificante e foram atrás de melhora ( ...)” assinale a
alternativa que corresponde a
classificação do tempo verbal dos verbos grifados ;
( a ) Pretérito mais- que- perfeito,
imperfeito, perfeito,
( b ) imperfeito , Pretérito mais- que- perfeito, imperfeito,
( c ) Pretérito imperfeito, pretérito
perfeito, pretérito mais-que-perfeito
Questão 8 - leia a tirinha e responda a questão abaixo,
( a ) amava ( )
Pretérito imperfeito do indicativo
( b) tirou ( ) Pretérito perfeito do indicativo
Questão 9- Leia o trecho abaixo e responda
“Estudei piano porque
queria ser pianista. Mas eu não tinha talento.
Desisti. Pensei em ser engenheiro, médico”
a) Podemos dizer que:
( ) As ações, indicadas pelos
verbos destacados, são rotineiras, prolongadas da
vida dos estudantes.
( ) As ações, indicadas pelos
verbos destacados , são concluídas,
acabadas,
finalizadas.
( ) As ações, indicadas pelos
verbos destacados, ainda irão acontecer.
b) Os verbos destacados são classificados, gramaticalmente, como:
( ) Pretérito Perfeito
( ) Pretérito Imperfeito
( ) Presente
( ) Pretérito mais que Perfeito
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